sábado, 14 de maio de 2011

Carvão Mineral

Olha eu aqui novamente, fazendo a 1ª postagem sobre o Carvão Mineral.



O que é Carvão Mineral?
É um combustível fóssil natural, é uma rocha sedimentar combustível, é a segunda fonte de energia mais utilizada do mundo, é um minério não-metálico (Não está entendo nada, não é? Mais ou menos).
OK! Uma explicação detalhada para você; Na verdade verdadinha Carvão Mineral são todos os troncos, raízes, galhos e folhas de árvores gigantes que cresceram há 250 milhões de anos em pântanos rasos, que com ao passar do tempo suas partes vegetais forão morrendo e depositadas e encobertas pelo pântano. E assim com pressão da terra que foi se acumulando sobre o material transformaram-o em uma massa negra homogênea – as jazidas de carvão. O carvão mineral é composto por: carbono (grande parte), oxigênio, hidrogênio, enxofre e cinzas. Possui cor preta ou marrom com grande potencial combustível. E sua extração é feita por 
 meio de processos de minerção. Começou a ser utilizado em larga escala, como fonte de energia, na época da Revolução Industrial (século XVIII). Nesta época era usado para gerar energia para as máquinas e locomotivas. Até hoje é usado como fonte de energia. Ele gera eletricidade e também para produzir plásticos, alcatrão, fertilizantes e auxiliar no derretimento do minério do ferro para a fabricação do aço. Uma vez queimado libera uma elevada quantidade de energia e gases poluentes. Estes gases atuam no processo do efeito estufa e do aquecimento global. Portanto, o carvão mineral não é uma fonte de energia limpa e deveria ser evitada pelo ser humano. Porém, em função de questões econômicas (em algumas regiões do mundo é uma fonte barata), ainda é muito utilizado para gerar energia elétrica em usinas termo-elétricas.
Postarei depois como eles (pessoas que mexem com carvão mineral) fazem para deixar o carvão mineral menos poluente.
Veja também este vídeo, uma experiênciazinha mostrando como é a formação do carvão. http://www.youtube.com/watch?v=dc0XWb_rIfU


Espero que tenha gostado, e postaremos muito mais. E não esqueça de comentar.
  Tchau, e Beijook's 

7 comentários:

  1. É muito bacana relembrar o que a gente já estudou, e esse 'resuminho' é muito detalhado, dá pra entender, sem ter dúvidas (eu acho).

    ResponderExcluir
  2. Concordo , bem detalhado mesmo , e esse é um assunto bem interessante, um meio de informação a respeito do carvão mineral , que é tão poluente e poucas pessoas tem consciência disso .

    ResponderExcluir
  3. o texto esta otimo e o video e muito explicativo acho que todos devem ver para saber como e o processo que ocorre com o carvao mineral e (que prejudica o meio ambiente).

    ResponderExcluir
  4. Concordo com a Jacyara e com a Marta. Ficou bem explicado, bem fácil de entender. É bastante interessante o assunto sobre o processo do carvão mineral.

    ResponderExcluir
  5. olha esse resumo nos permite mostra algumas utilidades do carvao minerale mostra ki eli eh uma fonte muito rica de energia e que vem sendo muito importante em nosso dia dia !!!!!

    ResponderExcluir
  6. Gostei do assunto bastante enteressante, Video deu para entende como funciona.

    ResponderExcluir
  7. esse texto deu pra entender bem sobre o carvão mineral e suas utilidades. E me ensinou uma coisa que eu na verdade não sabia que a segunda fonte de energia mais utilizada no mundo

    ResponderExcluir