sábado, 14 de maio de 2011

Carvão Mineral

Olha eu aqui novamente, fazendo a 1ª postagem sobre o Carvão Mineral.



O que é Carvão Mineral?
É um combustível fóssil natural, é uma rocha sedimentar combustível, é a segunda fonte de energia mais utilizada do mundo, é um minério não-metálico (Não está entendo nada, não é? Mais ou menos).
OK! Uma explicação detalhada para você; Na verdade verdadinha Carvão Mineral são todos os troncos, raízes, galhos e folhas de árvores gigantes que cresceram há 250 milhões de anos em pântanos rasos, que com ao passar do tempo suas partes vegetais forão morrendo e depositadas e encobertas pelo pântano. E assim com pressão da terra que foi se acumulando sobre o material transformaram-o em uma massa negra homogênea – as jazidas de carvão. O carvão mineral é composto por: carbono (grande parte), oxigênio, hidrogênio, enxofre e cinzas. Possui cor preta ou marrom com grande potencial combustível. E sua extração é feita por 
 meio de processos de minerção. Começou a ser utilizado em larga escala, como fonte de energia, na época da Revolução Industrial (século XVIII). Nesta época era usado para gerar energia para as máquinas e locomotivas. Até hoje é usado como fonte de energia. Ele gera eletricidade e também para produzir plásticos, alcatrão, fertilizantes e auxiliar no derretimento do minério do ferro para a fabricação do aço. Uma vez queimado libera uma elevada quantidade de energia e gases poluentes. Estes gases atuam no processo do efeito estufa e do aquecimento global. Portanto, o carvão mineral não é uma fonte de energia limpa e deveria ser evitada pelo ser humano. Porém, em função de questões econômicas (em algumas regiões do mundo é uma fonte barata), ainda é muito utilizado para gerar energia elétrica em usinas termo-elétricas.
Postarei depois como eles (pessoas que mexem com carvão mineral) fazem para deixar o carvão mineral menos poluente.
Veja também este vídeo, uma experiênciazinha mostrando como é a formação do carvão. http://www.youtube.com/watch?v=dc0XWb_rIfU


Espero que tenha gostado, e postaremos muito mais. E não esqueça de comentar.
  Tchau, e Beijook's 

Turma do Fundão


Hello Peoples! (:
Já sabemos o nome do blog e o assunto que iremos postar aqui. Registramos essa 'fotinha' pra vocês saberem quem é a 'Turma do Fundão'.
Vou apresentar todos os integrantes à vocês, alguns até já conhecem (de cima pra baixo, da direita para a esquerda) : 
Karoline Bernardes, Érica Pereira e Pamela Thays
Josiane Inácio, Marta Eloiza, Christyan Tomaz (óculos), Mikaelly Almeida e Jacyara
Blenda Fontoura (eu), Alexandre Andrade e Adriane (no quadrinho, ela não apareceu na foto' não sei porque). 
Prontinho pessoal, a 'Turma do Fundão' foi apresentada. Ah, (já esquecendo) o nome do blog e assunto é.. tam tam tam ♫ : Carvão Mineral e Gás Natural.
E pedimos desculpas pois à dois dias atrás
não conseguimos postar, pois o 'blogspot' estava indisponível.
Obrigada mais uma vez, beijos!