segunda-feira, 16 de maio de 2011

Gás Natural

Oii (:

No último post ficamos sabendo um pouco mais sobre o Carvão Mineral , e agora vou postar uma matéria sobre o Gás Natural.

Espero que gostem ;*



GÁS NATURAL


O gás natural é composto por uma mistura de hidrocarbonetos leves (metano, etano, propano, butano e outros gases em menores proporções) que submetido à temperatura ambiente e pressão atmosférica permanece no estado gasoso. É uma fonte energética encontrada na natureza em duas formas distintas. Ele pode ser obtido em jazidas e através da queima de biomassa (bagaço de cana-de-açúcar).

O gás natural encontrado em jazidas normalmente está associado ao petróleo. Constitui reservas finitas, e, conforme pesquisas realizadas pela IEA (Agência Internacional de Energia), caso se mantenha o ritmo de consumo médio da última década, as jazidas de gás natural irão se esgotar em 100 anos. Essa fonte energética agride menos o meio ambiente que o petróleo e o carvão mineral. No entanto, por ser de origem fóssil, sua combustão contribui para o efeito de estufa.

Já o biogás, obtido através da biomassa, é um combustível renovável, sua utilização é menos impactante e os custos econômicos são menores.

As tubulações responsáveis pelo envio de gás natural das fontes produtoras até os consumidores recebem o nome de gasoduto. O Brasil possui o gasoduto Bolívia – Brasil. São tubulações de diâmetro elevado, operando em alta pressão que transportam gás natural da Bolívia (produtor) para alguns Estados brasileiros (consumidores).


Gasoduto

Depois de tratado e processado, o gás natural pode ser utilizado nas indústrias, residências, automóveis e comércio. Nas indústrias, sua utilização ocorre, principalmente, para a geração de eletricidade. Nas residências, o gás natural é usado para o aquecimento ambiental e de água. Nos automóveis, essa fonte energética substitui os combustíveis (gasolina, álcool e diesel). No comércio, sua utilização se dá principalmente para o aquecimento ambiental. Atualmente a utilização do gás natural corresponde a 15,6% do consumo energético mundial.

No Brasil, com a descoberta da camada pré-sal, que consiste em um óleo em camadas profundas - de 5 a 7 mil metros abaixo do nível do mar, estimativas apontam que o país irá dobrar seu volume de gás natural.

Em outras ocasiões prometo postar também algumas novidades sobre o Gás Natural , já que essa foi apenas uma "introdução".


Hãan Acho que é isso , Nãõ saiam sem comentar

Beeeeijo ;*

7 comentários:

  1. bem legal e impressionante como esse assunto gera várias questões e nos faz entender as varias utilidades do gás natural ...
    Ai galera continuem comentando viu !!
    boa noite

    ResponderExcluir
  2. tbm achei bem legal pode entender que o gas natural e uma fonte rica em energia e menos poluente do que carvao mineral,e um recursor de baixo custo economico, o gas natural e recursor que e limitado..

    ResponderExcluir
  3. o gás mineral traz benefícios para todos nos
    pude entender com este tema e essa fonte de energia é encontrada na natureza.. adorei

    ResponderExcluir
  4. O gás natural não faz tão mal a natureza como o carvão mineral, e sem falar que é uma ótima forma de produzir energia... Gostei (:

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Ache bacana este assunto .vejo as pessoas falando tão mal do Gás Mineral, ele não e tão perigoso como as pessoas falam , além de ser ultilizado de varias manerias.. Vale apena ler :)

    ResponderExcluir
  7. O gás natural, como o carvão mineral é usado principalmente (também) para gerar eletrecidade, só que não agride o meio ambiente como a gasolina, o carvão mineral..Conforme algumas pesquisas as jazidas de gás natural vão se acabar em 100 anos. Esse é um assunto muito interessante de se comentar.

    ResponderExcluir