quarta-feira, 15 de junho de 2011

História do Gás Natural

História do gás natural Com a crise do petróleo, que abalou a economia a partir de 1973 – quando os preços do óleo bruto praticamente decuplicaram no mercado externo – despertou, na maioria dos países que não dispõem de grandes reservas, a consciência da urgência necessidade de empreender a pesquisa e a utilização de fontes alternativas de energia que pudessem substituir o petróleo na produção de derivados.
Com importações da ordem de 80% do seu consumo global, o Brasil acompanhou o movimento mundial em direção a essas fontes opcionais, buscando reduzir a dependência do produto estrangeiro.
Como órgão executor de parte considerável da política energética brasileira, a companhia brasileira de petróleo (Petrobrás), em particular, tem dirigido nos últimos anos grande esforço no sentido de viabilizar projetos de aproveitamento de outras fontes energéticas, de modo a complementar a nossa produção interna de petróleo. Destacando-se a extração do gás natural.
Depois do petróleo e do carvão, o gás natural é a mais importante fonte de energia do mundo industrializado. Atualmente, boa parte da produção e do comércio de gás natural está sob o controle dos países industrializados.
Assim como o petróleo, o gás natural resulta da transformação, em milhões de anos, de matéria orgânica (restos de animais e plantas) aprisionados no subsolo. Sua jazida consiste muitas vezes de rochas calcárias, areníticos ou outras rochas porosas, são constituídas por compostos químicos de hidrogênios e carbono (chamados hidrocarbonetos), sobretudo pelo metano, o mais simples desses compostos. Contém também o etano, o propano e o butano, além de dióxido de carbono, hélio e nitrogênio.
Produção e reservas nacionais
As reservas de gás natural no Brasil somam 14,6 bilhões de metros cúbicos, quantidades suficiente para abastecer o país por quinze anos, considerando-se a produção atual de 23 milhões de metros cúbicos por dia.
A produção de gás natural está distribuída de norte a sul do país, mas é no sudeste (Bacia de Campos e de Santos) que se concentram 10,6 milhões de m3/dia de produção (metade do total), segundo dados da Petrobrás.
“Queremos estimular o uso do gás natural porque temos boas reservas e para não ficarmos tão dependentes do petróleo”.


    Beijooooooos & Comentários por favor :*
não esquece "Turma do Fundão".

                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário