segunda-feira, 30 de maio de 2011

Carvão Mineral x Carvão Vegetal será ?

Oii de novo , mais um post aqui desta vez sobre Carvão Mineral , Gente a Embrapa ta querendo substituir , será que conseguem ? Lemos
Embrapa quer substituir carvão mineral por carvão vegetal

A Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, está liderando um projeto pioneiro em busca de uma fonte alternativa de energia, baseada na cultura de capim elefante. A Embrapa Agrobiologia já identificou três variedades do vegetal (Gramafante, Cameroon Piracicaba e BAG-02) com alta capacidade de produção de biomassa em solos pobres e sem uso de adubação nitrogenada.

A produção destas variedades alcança até 40 toneladas/hectare/ano de biomassa seca, correspondendo a cerca do dobro produzido por uma floresta cultivada de eucalipto.

Os estudos, coordenados pelo pesquisador Segundo Urquiaga, visam identificar variedades cada vez mais eficientes na produção de biomassa em solos pobres em nitrogênio, assim como para avaliar o impacto da cultura no seqüestro de carbono do solo.

Comparadas com o eucalipto - que necessita de adubo nitrogenado e demora para ser colhido - as variedades selecionadas de capim elefante não necessitam do fertilizante e possibilitam até quatro colheitas por ano.

Apenas para atender a parceira do projeto, a mineradora Samarco, que consome 200 mil toneladas de carvão mineral por ano, seriam necessários 13 mil hectares plantados com capim elefante. Com isto, além de gerar uma nova fonte de energia limpa, a pesquisa poderá viabilizar um projeto de melhoria de renda de pequenos agricultores em regiões de solo pobre.

As novas variedades também são uma alternativa para a que a indústria siderúrgica nacional atenda às exigências do mercado internacional de ferro e aço estipuladas pelo Protocolo de Kyoto. Trata-se da modernização dos processos de substituição do carvão mineral pelo carvão vegetal de biomassa cultivada.

Gasoduto Brasil-Bolívia

Oii gente , Bom dia , desculpem por não ter postado esses dias , estávamos com problemas técnicos(eu e Blenda) mas já está tudo resolvido e voltaremos a postar normalmente
Achei essa matéria sobre o gasoduto entre Brasil e Bolívia espero que gostem
Beeeeeeijo ;*





O trajeto do duto no Brasil e na Bolívia.

O Gasoduto Bolívia-Brasil é um tipo de via de transporte que interliga a Bolívia e o Brasil por um duto, que possui 3.150 km em todo seu percurso, sendo 557 km dentro da Bolívia e 2.593 km em solo brasileiro. O custo total dessa obra foi de 2 bilhões de dólares.

Esse empreendimento teve sua construção iniciada no ano de 1997, dois anos depois já estava operando parcialmente. As perspectivas são de que em 2010 sua capacidade de operação seja ampliada, isso com intuito de elevar a oferta de gás natural no mercado brasileiro.

O Gasoduto começa em Santa Cruz de La Sierra (Bolívia) até Canoas (Rio Grande do Sul- Brasil), percorrendo os Estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Santa Catarina, cortando 135 municípios.

A implantação desse gasoduto é de extrema importância para o setor energético do Brasil, promovendo um incremento na disponibilidade de gás natural no mercado nacional. A via de circulação do gás é de responsabilidade, aqui no Brasil, da Transportadora Brasileira Gasoduto Brasil-Bolívia S/A (TBG). As perspectivas são de aumentos na capacidade produtiva para os próximos anos, fator importante diante da necessidade desse produto no Brasil.